Pregação sobre Mefibosete

Acesse estudo explicado versículo por versículo

pregação sobre mefibosete
pregação sobre mefibosete

Explicação de Mefibosete versículo por versículo.










1. "E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?"

Comentário: Jônatas foi uma pessoa tão leal e fiel que as bênçãos continuaram mesmo depois da sua morte. Sua amizade com Davi era verdadeira e cheia de compromisso. Essa lealdade nos faz refletir sobre o tipo de amizade que cultivamos. Será que somos amigos leais, que deixam um legado de bondade e fidelidade?

2. "E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu."

Comentário: Ziba, servo na casa de Saul, foi usado para trazer à lembrança de Davi os descendentes de Jônatas. Deus muitas vezes usa pessoas para abrir portas e levar nosso nome a lugares onde não conseguimos chegar sozinhos. Ele tem formas misteriosas de nos conectar aos Seus propósitos.

3. "E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés."

4. "E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar."

Comentário: A casa de Maquir era um lugar de misericórdia, onde Mefibosete foi acolhido e cuidado sem esperar nada em troca. Esse ato de bondade nos ensina que podemos ser refúgio para aqueles que precisam, agindo com amor desinteressado.

5. "Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar."

Comentário: Lo-Debar, um lugar aparentemente esquecido e desolado, tornou-se o cenário onde Deus cuidou de Mefibosete. Mesmo nos lugares mais improváveis, o Senhor não se esquece de Seus filhos e usa esses momentos para demonstrar Sua fidelidade e provisão.

6. "E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo."

Comentário: Em 2 Samuel 5:8, vemos que Davi odiava coxos por causa de uma guerra. No entanto, ao encontrar Mefibosete, ele supera seu orgulho e preconceito, estendendo graça e misericórdia. Muitas vezes, Deus nos chama a deixar de lado nossas mágoas e preconceitos para abençoar aqueles ao nosso redor.

7. "E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa."

Comentário: A fidelidade de Jônatas abriu portas inesperadas para Mefibosete. A graça de Deus nos alcança de formas surpreendentes quando somos fiéis. Mefibosete, que se considerava indigno, foi honrado ao sentar-se à mesa do rei. Isso nos lembra que, em Cristo, somos convidados a participar das bênçãos celestiais.

8. "Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?"

Comentário: Mefibosete se via como um "cão morto", sem valor algum, mas Davi enxergou nele o valor que Deus havia dado. Muitas vezes, nossa visão de nós mesmos é limitada, mas Deus nos abençoa não por merecimento, mas por Seu amor e misericórdia. Não rejeite as bênçãos que Deus quer te dar, mesmo que você se sinta indigno.

9. "Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor."

10. "Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos."

Comentário: Ziba, com seus quinze filhos e vinte servos, foi incumbido de trabalhar para Mefibosete, totalizando 36 pessoas ao seu serviço. Embora Mefibosete não pudesse andar, Deus providenciou 72 pernas para trabalhar por ele. Deus nos lembra que Ele supre nossas necessidades de formas inesperadas, usando aqueles ao nosso redor para nos apoiar onde não conseguimos ir sozinhos.