Pregação : Jesus no deserto passo a passo
Aprenda grandes segredos da passagem de Jesus no deserto
Ev Vitor Souza
Pregação: Jesus Vencendo o deserto
Versículo: Lucas 4:1
Tema: Vencendo o deserto
Objetivo da pregação: Ensinar os irmãos como vencermos os ataques espirituais, assim como Jesus fez.
Introdução: Leia o versículo (Lucas 4:1) e explique a importância das provações em nossas vidas e como Jesus se submetia ao Espírito Santo.
Faça uma pergunta: Quer vencer a provação? Quer destravar a sua vida espiritual? Então preste atenção, pois vou ensinar grandes segredos sobre batalha espiritual.
Tópico 1: Seja guiado e depois seja Usado.
¹ E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; ² E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
Lucas 4:1-2
Comentário: Repare que Jesus foi guiado pelo Espírito Santo, muita gente quer ser usada, mas não aceitar a direção de Deus. E se o Espírito Santo quiser te levar para o deserto? E se ele quiser te fazer passar por experiências? Até quando você vai lutar contra a vontade do Espírito Santo.
Ele já falou com você, para você se renunciar algo que está atrapalhando o seu relacionamento com Deus, agora basta você aceitar e renunciar, tenho certeza que a presença Dele vale mais do que qualquer prazer desse mundo. Concorda comigo?
O Jejum é dizer não para si mesmo e sim para Deus, vence sua carne com jejum e oração.
Tópico 2: Alimento espiritual, já experimentou?
³ E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
⁴ E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
Lucas 4:3,4
Comentário: O diabo queria que Jesus quebrasse o jejum, por isso pediu para transformar pedra em pão, o diabo também queria que Jesus provasse que ele era o filho de Deus e que era usado pelo Pai. Não cai na cilada de tentar provar para os outros que Deus te usa.
Jesus diz que assim como você come pão todos os dias, você deve se alimentar da palavra, seu corpo precisa não só pão terreno, mas do pão celestial.
Tópico 3: Fora do tempo de Deus
⁵ E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
⁶ E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
⁷ Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
Lucas 4:5-7
Comentário: O diabo ofereceu a Jesus o governo do mundo, mas Jesus já iria ter o governo de todos os reinos ao vencer a morte na cruz.
¹⁵ E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15
O diabo quer que você conquiste algo que não é no tempo de Deus ainda, para gerar ansiedade no seu coração e assim você acabar escolhendo errado.
O verso 7 o diabo pede em troca dos reinos, adoração. Sim, até o diabo procura pelos seus adoradores, e pior, ele tem muitos que vendem a adoração pelos troféus deste mundo sombrio.
Tópico 4: O diabo distorce a bíblia para confundir as pessoas
Comentário: Nesse texto abaixo o diabo cita um trecho do Salmo 91, pois ele tira trechos e aplica fora de contexto para confundir os cristãos, cuidados, pois muitos tem pregado a palavra usando essa mesma estratégia maligna de Satanás, pregue tudo fora de contexto e falam mentiras.
⁹ Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
¹⁰ Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
¹¹ E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
¹² E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Lucas 4:9-12
Tópico 5: O diabo voltará
¹³ E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Lucas 4:13
Comentário: Repare que o diabo ausentou por um tempo, ou seja, ele sempre volta para tentar nos derrubar, mas Jesus é o seu sustento, Jesus é a sua força, ore a Deus entregando as suas fraquezas e tentações e você vencerá um dia de cada vez.
Tópico 6: Deus envia seus anjos com uma comida espiritual.
¹¹ Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Mateus 4:11
Os anjos de Deus serviram Jesus, assim como Elias foi servido no antigo testamento. Deus tem alimento do céu para fortalecer a tua alma.
Tópico 7: Pregando com autoridade
Comentário: nesse versículo as pessoas estavam assustadas em ver a autoridade de Jesus, todos viram a autoridade, mas ninguém viu a provação. Deus sabem quem você é, o que você fez, ele te prova no secreto, mas te honra em público.
³² E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.
Lucas 4:32
Aprenda como pregar sem timidez e tenha acesso a 223 temas e esboços de Pregação.
(click aqui)
Manual do Pregador © 2024
Deus esconde seus tesouros mais preciosos nas nossas experiências mais difíceis e doloridas
Joh Bloom