Devocional: O Jejum para Renunciar Pecados | 2 de Outubro
Fortaleça sua vida espiritual com esse devocional, palavra, meditação, oração e um desafio para colocar em prática o que aprender.


O jejum do rei Acabe
Versículo: 1 Reis 21:20-29
21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
22 E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
23 E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
24 Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
25 Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.
27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
28 Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.
Meditação:
Acabe foi um dos reis mais perversos de Israel. Ele, influenciado por sua esposa Jezabel, cometeu grandes pecados e levou o povo de Israel à idolatria e à rebeldia contra Deus. O Senhor pronunciou um severo juízo sobre Acabe e sua casa, através do profeta Elias. A sentença era clara: destruição e a extinção de sua linhagem.
Porém, algo surpreendente aconteceu. Ao ouvir a condenação divina, Acabe rasgou suas vestes, jejuou e se humilhou diante de Deus. Ele se vestiu de saco e andou com mansidão, um sinal claro de arrependimento e remorso. Embora Acabe tenha sido um rei mau, sua atitude de humilhação tocou o coração de Deus, que decidiu adiar o julgamento. Mesmo com uma vida marcada por pecado, o ato de arrependimento sincero trouxe uma resposta de misericórdia da parte de Deus.
Isso nos ensina uma grande lição sobre o poder do arrependimento. Não importa quão distante estamos ou quão graves foram nossos erros, Deus vê um coração que se humilha diante dEle. O jejum e o arrependimento, quando feitos com sinceridade, podem mover o coração de Deus para exercer misericórdia em nossas vidas, mesmo quando merecemos julgamento.
Oração:
Senhor, eu me humilho diante de Ti, reconhecendo que preciso da Tua misericórdia. Ajuda-me a ter um coração quebrantado e arrependido, sempre pronto a Te buscar em sinceridade. Que eu possa aprender com o exemplo de Acabe e nunca subestimar o poder de me humilhar e confessar meus erros a Ti. Amém.
Desafio do Dia:
Se existe algo em sua vida que precisa ser corrigido diante de Deus, tome um tempo hoje para se humilhar e buscar o Senhor em oração e, se sentir no coração, em jejum. Entregue a Ele suas falhas e peça por Sua misericórdia e transformação.

Manual do Pregador © 2024
Deus esconde seus tesouros mais preciosos nas nossas experiências mais difíceis e doloridas
Joh Bloom