Devocional: O verdadeiro Jejum | 30 de Setembro
Fortaleça sua vida espiritual com esse devocional, palavra, meditação, oração e um desafio para colocar em prática o que aprender.


30 de Setembro
Série Devocional: O Verdadeiro Jejum | Parte 1
Versículo: Jonas 3:5-8
"5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
6 E esta notícia chegou ao rei de Nínive, e ele levantou-se do seu trono, tirou de si as suas vestes reais, cobriu-se de saco e se assentou sobre a cinza.
7 E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas, provem coisa alguma; nem se lhes dê pasto, nem bebam água.
8 Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos."
Meditação:
Quando Jonas proclamou a mensagem de Deus à cidade de Nínive, o povo creu e imediatamente respondeu com um jejum sincero e profundo arrependimento. Até o rei de Nínive, o homem mais poderoso da cidade, humilhou-se, tirando suas vestes reais e sentando-se em cinzas, mostrando sua total submissão a Deus.
Esse ato de jejum em Nínive nos ensina que o verdadeiro jejum vai além de apenas abster-se de comida ou bebida; é um ato de arrependimento e mudança de coração. Os ninivitas não apenas jejuaram, mas também se comprometeram a mudar seus caminhos e abandonar a violência e o pecado. O jejum é um gesto que deve vir acompanhado de uma transformação interior e uma busca sincera por Deus.
O verdadeiro jejum é uma expressão de humildade, submissão e arrependimento diante de Deus, não apenas um ritual religioso. Deus vê o coração arrependido e, assim como aconteceu com Nínive, Ele ouve e responde quando nos aproximamos dEle com sinceridade e um desejo genuíno de mudar.
Oração:
Senhor, ajuda-me a entender o verdadeiro significado do jejum. Que eu possa me aproximar de Ti com um coração arrependido e sincero, buscando mudança e transformação em minha vida. Ensina-me a abandonar tudo o que não Te agrada e a buscar Tua presença com humildade e obediência. Amém.
Desafio do Dia:
Tire um tempo hoje para refletir sobre as áreas da sua vida que precisam de transformação. Se possível, separe um período para jejuar, não apenas em abstinência, mas buscando a Deus com sinceridade e pedindo que Ele traga mudanças genuínas ao seu coração.

Manual do Pregador © 2024
Deus esconde seus tesouros mais preciosos nas nossas experiências mais difíceis e doloridas
Joh Bloom